segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A caminho de... Arraiolos e Evoramonte

Terras de castelos e tapetes...



 [V] Ola amigos viajantes, aqui estamos nós para mais um post.

 O fim-de-semana bateu à porta e o bichinho de ir conhecer lugares novos foi mais forte do que ficar em casa sem fazer nada, utilizando aquela famosa expressão italiana "Dolce far niente" mas o dia não estava para essas coisas e lá fomos nós fazer mais um passeio.

 Mais uma vez escolhemos o Alentejo como destino, Portugal é lindo de norte a sul, mas nós temos uma paixão, talvez um amor louco por estas terras a sul do Tejo, não fossemos nós descendentes de alentejanos.
 O Alentejo é para nós como um quintal nas traseiras da nossa casa, basta abrir a porta dos fundos e estamos logo lá.

 A primeira paragem foi Arraiolos, vila bem alentejana, conhecida pelos seus típicos tapetes bordados, a viagem foi rápida, cerca de uma hora a partir de Lisboa.


 Mal chegámos fomos logo ao castelo, onde se encontra a enorme Igreja do Salvador rodeada pelas muralhas de onde se pode ter uma vista panorâmica da vila de Arraiolos e das planícies alentejanas, e fomos logo presenteados com um fabuloso por do sol, e fotos foi coisa que não faltou.













 Terminada a visita ao castelo e porque o frio aliado a alguma fome e cansaço, fomos em busca do nosso hotel, a Casa do Plátano foi o escolhido, e que bem escolhido.
 Muito bem localizado no centro da vila, perto dos melhores restaurantes e de ruas cheias de comercio tradicional, as instalações são muito boas, as pessoas muito simpáticas e o pequeno-almoço cheio de produtos caseiros e alguns tradicionais da região.













 Para jantar, tentamos ir ao Alpendre mas estavam cheios, de seguida fomos ao restaurante Moagem que também estava cheio mas com um choradinho lá conseguimos mesa, por isso meus amigos, não sabemos o que se passava em Arraiolos naquela noite, mas se quiserem jantar por lá façam reserva antecipada (pode ter sido só azar na noite que escolhemos).

 A comida típica alentejana estava deliciosa, os miúdos comeram Carne de porco à Alentejana, e nós uma bela Sopa de Cação e Costeletas de Borrego com Migas.





Na manhã seguinte foi dia de passeio pela vila...



 Espalhado pela vila estão inúmeras referencias ao Tapete de Arraiolos








 Fomos visitar o Centro interpretativo do Tapete de Arraiolos

 De seguida como ainda era cedo aproveitamos a proximidade e demos um saltinho até Evoramonte para visitar a sua vila medieval situada bem no alto da Serra d´Ossa, rodeada pelas suas muralhas e com o seu forte bem no centro.



 Mais uma vez não nos arrependemos e as fotos comprovam o que por lá encontramos.














 Terminado o passeio, era hora de regressar a casa porque o cansaço já se começava a sentir nos nossos pequenos viajantes.

 Foi mais um fim-de-semana espectacular, espero que tenham gostado, obrigado por nos seguirem, partilhem, tirem dicas para os vossos passeios e sejam felizes, vão viajar...

Sem comentários:

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...