quinta-feira, 22 de março de 2018

A caminho de... Mont Saint Michel, Normandia 4º dia

Road trip com amigos 4º Dia

[V] Ola amigos viajantes, cá vamos nós para o 4º dia desta fantástica viagem, isto esta a aquecer, cada vez temos mais visualizações, deixem os vossos comentários para podermos melhorar e juntos crescermos cada vez mais, esperamos que estas dicas sejam úteis para uma futura viagem.

Os preços estão todos no primeiro dia  excepto os bilhetes de alguns museus que vamos informando ao longo dos posts.

Fica aqui os links para quem não viu os outros dias 1º DIA2º DIA e 3º DIA.

Neste dia fizemos cerca de 240 Km, passando por Monte Saint Michel, Saint-Malo, Rennes e Nantes.

Depois de uma noite bem dormida, lá fomos nós visitar um dos pontos altos da nossa road trip, o Monte Saint Michel.

O nosso hotel ficava no meio de campos verdejantes, e bem la no fundo o imponente Mont Saint Michel, o terceiro local turístico mais visitado em França, ficando atrás da Torre Eiffel e do Palácio de Versalhes.

Antes de prosseguirmos este post vou deixar aqui mais uma dica, nós chegamos ao hotel já de noite cerrada e vimos ao longe o Mont saint Michel todo iluminado, deixamos as coisas no quarto e voltamos a pegar no carro para fazer uma visita nocturna ao Mont, coisa que nos tinham dito que era possível fazer. Seguimos pela estrada e antes de chegar ao Mont existe um local com lojas e restaurantes, e com uma cancela na estrada que não nos deixava prosseguir caminho e também não se via ninguém na rua para nos dar alguma informação, por isso voltamos para o hotel. Na manhã seguinte ficamos a saber que quer de noite, quer de dia os carros têm de ficar nos parques e temos de ir até uma das paragens de autocarro que fazem o devido transporte até ao Mont.

Dentro do autocarro, conforme nos vamos aproximando.

Outra dica, tentem fazer a vossa visita quando estiver maré cheia e de preferência com céu limpo, nessas condições, o Mont Saint Michel revela ainda mais todo o seu esplendor.

O Mont Saint Michel é uma vila localizada na região Basse-Normandie. Esta ilha rochosa na foz d rio Couesnon deve o seu nome a São Michel, onde foi construída a abadia do Mont Saint Michel e o santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel.

Assim que passamos os portões e entramos na vila, (não se paga para entrar), podemos encontrar inumeras lojas de souveniers, restaurantes, hotéis e ESCADAS, sim ESCADAS, vão preparados para subir e descer MUITAS ESCADAS.

As casas que envolvem o Mont e as suas paisagens tornam este lugar magico...

Depois de muito subir, chegamos à abadia e aqui para se visitar temos de pagar 7€ por pessoa, mas vale a pena.
 Adoro esta foto, uma vista brutal e eu la no fundo, de mochila nas costas com a minha Gopro...

A estrada por onde viemos.

As quatro fases de construção do Mont Saint  Michel.

Presos...

Sistema de elevador para transportar mercadorias para o cimo do Mont, era parecido com as rodas para hamsters.

As condições climatéricas não eram das melhores, mas por um lado até que foi bom porque quase que tínhamos tudo só para nós.
 Por detrás de cada porta, cada esquina, pode estar um jardim ou uma vista fabulosa.

Fizemos amigos com a população local...

Adeus Mont Saint Michel, até breve, havemos de voltar.

De volta ao carro, fomos rumo a Saint-Malo, uma viagem rápida, apenas 47 minutos.

Saint-Malo é uma cidade portuaria, com altas muralhas de Granito que rodeiam o centro historico...

A cidade foi fundada pelos Romanos, que a fortificaram. Mais tarde monges irlandeses estabeleceram um mosteiro na região. O nome da cidade vem do Santo Bispo Maclou.
 Saint-Malo serviu também de fortaleza para corsários (piratas aprovados pelo Rei).

No século XX, um bombardeio pelo 3º exercito do general Patton, mesmo destruindo a resistência alemã, acabou por devastar a cidade, que demorou 30 anos para ser novamente restaurada.

Actualmente é um dos principais pontos turísticos da Bretanha.

Voltando ao carro, cá vamos nós direitos a Dinan, mais ou menos meia hora de caminho...

A cidade de Dinan desenvolveu-se nas encostas do rio Rance, a área ao longo do rio é conhecida como porto de Dinan e está ligada à cidade pelas suas ruas íngremes.

A cidade mediava no topo da colina tem muitos edifícios antigos, alguns do século XIII. Numa grande parte das muralhas pode-se fazer caminhadas e tirar umas belas fotos das paisagens.

Pelos postes que sustentam as casas, dá para perceber como velhos os edifícios são.
  Em Dinan, podemos encontrar outras atracções históricas, como o Teatro Jacobino de 1224, a igreja de St. Malo, a Basilica de São Salvador, a torre da Duquesa Anne e o Castelo de Dinan.

Dinan foi sem duvida uma cidade que tivemos pena de não podermos ficar mais tempo.

De Dinan até Rennes foram cerca de 40 minutos...

Rennes é a maior cidade da Bretanha, a segunda das regiões do noroeste francês, em 2012 foi considerada a melhor cidade para se viver em França.

Centro histórico

Rennes é uma cidade estudantil, por isso é normal ver muitos jovens nas ruas e ruelas.
A passagem por Rennes foi muito breve porque ainda tínhamos pela frente uma viagem de 123 Km, mais ou menos 1h30m até ao hotel, e para juntar a isso tudo estávamos super cansados, este foi sem duvida um dos dias mais cansativos.

O dia estava assim feito, ficamos no Logis Hotel Duquesne Nantes, 55,5€ cada quarto, o staff era jovem e muito simpático, o hotel não é muito grande, mas está tudo muito limpo e arrumado e a localização é excelente, estamos mesmo no centro da cidade, um dos problemas é encontrar lugar para estacionar o carro. Na manhã seguinte resolvemos tomar o pequeno-almoço no hotel, um buffet agradável e bem composto por apenas 6€ pessoa, vale a pena porque fora do hotel íamos pagar mais.

O quarto dia estava assim concluído e o post do quinto dia e ultimo já vem a caminho.

Obrigado a todos os que nos seguem e sejam felizes, vão viajar...