sexta-feira, 30 de março de 2018

A caminho de... Normandia 5º dia

Road trip com amigos 5º Dia


[V] Ola amigos viajantes, cá vamos nós para o 5º dia desta fantástica viagem, este foi o dia mais curto porque tínhamos que apanhar o avião à tarde, pois é, o que é bom acaba depressa e assim chegamos ao ultimo dia. Mas ainda deu para ver algumas coisas.

 Obrigado a todos, cada vez temos mais visualizações, deixem os vossos comentários para podermos melhorar e juntos crescermos cada vez mais, esperamos que estas dicas sejam úteis para uma futura viagem.

 Os preços estão todos no primeiro dia  excepto os bilhetes de alguns museus que vamos informando ao longo dos posts.

 Fica aqui os links para quem não viu os outros dias, 1º Dia , 2º Dia , 3º Dia e 4º Dia .

 Neste dia fizemos cerca de 140 Km, fomos de Nantes até La Rochelle e voltamos a Nantes para apanhar o avião.

 Como já contei no 4º dia, tomamos o pequeno almoço no Hotel e fomos dar uma volta a pé pela cidade.


 Nantes é uma cidade cheia de vida, é a sexta maior cidade de França, e muito conhecida pela sua qualidade de vida. A cidade fez vários esforços para reduzir a poluição do ar e as emissões de CO2, tem um sistema de transportes públicos de alta qualidade e uma biodiversidade, com 3.366 hectares de áreas verdes. Por isto tudo em 2013 recebeu o prémio de Capital Europeia Verde.

Castelo dos Duques da Bretanha










 Mesmo em frente ao castelo encontramos o Nantes-Tourisme.


 Aqui podem ver guias culturais, pontos de interesse e foi aqui que ficamos a conhecer uma ideia muito fixe, por toda a cidade vão encontrar pintado no chão umas linhas com varias cores, e cada cor leva-nos a um ponto turístico diferente. É só seguir a linha...

Olha só quem andava perdido em Nantes...

 Voltamos ao carro e fomos a um sitio BRUTAL...


As maquinas da Ilha de Nantes, é um parque temático, nas margens do rio Loire, é o resultado da união dos trabalhos e invenções de Leonardo da Vinci, com as obras de Júlio Verne (que nasceu em Nantes, famoso pelo livro "Volta ao Mundo em 80 dias") sendo projectadas e adaptadas aos nossos dias.
 Com muita pena nossa, não conseguimos ver o desfile, mas se pesquisarem no YouTube vão perceber o espectáculo que deve ser ver aquelas maquinas todas a funcionar ao vivo.



 A manutenção destas maquina é um trabalho árduo e diário. 


Hora de nos fazermos à estrada até La Rochelle.


 La Rochelle, uma cidade virada para o Atlântico e um dos principais portos de França.

 La Rochelle era uma das cidades que eu queria mesmo visitar, porque faz precisamente 20 anos que eu tinha cá estado a fazer um intercâmbio escolar, tinha eu apenas 17 aninhos, e foi na altura a minha primeira grande viagem.

 Muita coisa mudou desde então e não consegui voltar a ver tudo o que queria ver, mas deixo aqui umas dicas de alguns pontos a visitar.

 A principal atracção de La Rochelle é o "Vieux Port"(Porto Velho), que fica no coração da cidade, pitoresco e repleto de restaurantes de marisco, onde as ostras são as rainhas.
 Na entrada do Porto velho podemos ver as duas imponentes torres de guarda, numa delas é onde se realiza todos os anos uma das etapas do,  Red Bull Cliff Diving World Series.




  Em La Rochelle é onde se encontra a maior marina de barcos de recreio de toda a Europa.


 Sendo uma cidade virada para o Atlântico, na II Guerra Mundial, a Alemanha estabeleceu aqui a sua base naval de submarinos.
 Uma fortaleza alemã, com cerca de 20.000 soldados, La Rochelle foi a ultima cidade francesa a ser libertada do regime nazi.
 A base de submarinos tornou-se cenário de filmes como "Das Boot" e "Caçadores da arca perdida".


  Outro ponto de interesse é o navio Calypso, quem não se lembra do famoso barco de Jacques Cousteau, está agora em exposição no Museu Marítimo de La Rochelle (infelizmente em muito mau estado de conservação).

Saindo de La Rochelle, aconselho uma visita à Île de Ré (ilha de Ré).


 Ligada a La Rochelle por uma ponte com 2.9 Km, esta ilha é um lugar muito pitoresco com óptimas praias, vistas magnificas e trilhos perfeitos para caminhadas ou passeios de bicicleta.

 Infelizmente  não tivemos tempo de passar por lá, mas deixo aqui algumas fotos que eu tirei quando lá estive à 20 anos atrás e alguns postais.



 Burros com calças, típicos da ilha.


 Horas de voltar para Nantes e apanhar o avião de regresso a Portugal, acabou assim esta fantástica viagem, espero que tenham gostado e que sirva de inspiração para futuras viagens.

 Marcia e Bruno, mais uma vez obrigado por partilharem as vossas fotos comigo, foram uma óptima companhia nesta Road Trip, e já estamos ansiosos pela próxima viagem.

 Muito obrigado a todos os nossos seguidores, é por causa de vocês que o nosso blog cresce de dia para dia, deixem o vosso comentário e partilhem.

 Sejam felizes, vão viajar...

Sem comentários:

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...