segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Passeio pela margem sul do Tejo

[V] Domingo, fim de tarde, mais um dia perfeito para passear à beira do Tejo em Cacilhas.

Estacionamos junto à Fragata Dom Fernando II e Glória, uma fragata à vela da Marinha Portuguesa que navegou entre 1845 e 1878. Actualmente é um navio museu na dependência do Museu da Marinha e classificada como Unidade Auxiliar da Marinha.



Seguimos junto ao Tejo, passamos junto ao cais dos Cacilheiros e percorremos uma passagem entre o rio e as velhas fábricas do cais do Ginjal.
Corria o ano de 1845, quando João Teotónio Pereira, ligado ao comércio, se instalou em Cacilhas, levando a industria de abastecimento de água aos navios e armazéns de vinho, azeite e vinagre. Hoje são apenas velhas ruínas.



Este estreito corredor tem tanto de romântico como de aventureiro. Local ideal para alimentar paixões, à beira-Tejo, guardado pelo Cristo Rei e com uma das melhores  vistas panorâmicas de Lisboa.

No fim do cais encontram-se dois restaurantes, o "Atira-te ao Rio", onde parámos para beber um copo de vinho e petiscar um óptimo pica-pau numa das melhores esplanadas da margem sul, e ainda o restaurante "Ponto Final" que iremos experimentar numa próxima visita.




Junto aos restaurantes podem encontrar um pequeno jardim onde está situado o elevador panorâmico da Boca do Vento que sobe até Almada velha.




Para terminar, nada como subir até ao Cristo Rei, erguido 215 metros acima do nível do mar e oferecendo uma vista panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do rio Tejo.

O Cristo Rei é um dos pontos de visita obrigatória. 













Aqui fica um pequeno video do nosso passeio...

 

Boas viagens!

Sem comentários:

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...