segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A caminho de... Praia Ribeiro do Cavalo (paraíso perto de Lisboa)


[V] Quando nos falam de um lugar e nos contam como é belo, espetacular ou mágico, por vezes criamos grandes expectativas sobre esse lugar (o que pode ser bom ou mau). Foi o que aconteceu quando me falaram desta praia. A surpresa do que encontrei foi tanta que me invadiu o corpo como se de pura felicidade se tratasse.


A praia Ribeiro do Cavalo é um daqueles sítios que, mesmo não estando a viajar, nos faz viajar, nem parece que estamos no nosso Portugal, aquele Portugal que por vezes esquecemos que é um dos países mais belos do mundo.


Nós, que somos viciados em viagens e precisamos delas para recarregar baterias para a nossa azafama do dia a dia, temos necessidade de fazer estes intervalos para transformarmos as energias negativas em positivas! Aqui conseguimos isso.


Vamos agora ao que interessa, como chegar a esta praia maravilhosa. Só existem duas formas de chegar a este pequeno paraíso. Ou vamos de barco ou vamos a pé.
Como a malta não é rica para ter um barco (ou pagar para nos levarem até lá), tivemos de ir a pé pelo caminho pedestre. Como se trata de uma zona "deserta" e sem comercio é melhor fazerem uma mochila com o necessário antes de se fazerem à estrada. Vamos à aventura.

O caminho pedestre compensa?

Sim. São uns metros para fazer a pé para passar um dia no paraíso. Um lugar exótico a 40 km de Lisboa... um "segredo escondido"...

Como chegar:

Após chegarem a Sesimbra, viramos para o lado direito, de frente para o mar, em direção à doca e ao porto de abrigo (é só seguir a sinalização) para o lado poente da vila.


No fim do porto de abrigo, depois do parque de estacionamento junto ao clube naval e ao pontão, no lado direito existe uma estrada de terra batida. Este é o acesso por terra à praia Ribeiro do Cavalo.


Depois de alguns metros de carro na estrada de terra batida, vão encontrar uma pedreira, onde deixamos os carros e começamos o trilho pedestre.





O trilho exige alguma capacidade de mobilidade e orientação, não é coisa aconselhada a menores de 8 anos. O caminho está marcado com tinta nas pedras (atenção que existem trilhos adjacentes que vos podem levar diretamente para o desfiladeiro da praia e a menos que tenham um para-quedas, asa delta, ou algo similar, não acho que seja uma boa ideia).









 Depois desta aventura chegamos à praia... e as imagens falam por si...






Também podem levar os vossos amiguinhos de quatro patas.
A chata da nossa companheira não podia faltar...






Aqui passámos um dia excelente e voltámos com as energias recarregadas, mesmo após subir o caminho todo até ao parque. Foi assim que visitamos a praia exótica de águas cristalinas do Ribeiro do Cavalo em Sesimbra, a mesma que tem sido local de eleição para turistas e campistas.

Muito importante e fundamental é não deixar lixo no local para este permanecer sempre limpo e agradável para todos.

 Dá aqui uma olhadela no nosso video do passeio...



Agora não contem a ninguém... é segredo.

Boas viagens!


Sem comentários:

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...