sábado, 14 de outubro de 2017

A caminho de... Braga.

Braga, a Roma de Portugal.


[G] A historia de Braga tem mais de 2000 anos e está fortemente ligada a Roma. Em 16 a.C. a cidade de Braga foi fundada como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano César Augusto, o primeiro imperador de Roma.

Cidade acolhedora e calma, é provavelmente a cidade com mais igrejas em Portugal. A arquitectura Barroca é marca desta cidade.

O que visitar

Ao chegar a Braga facilmente se encontra o Arco da Porta Nova, pertencente à muralha Fernandina. Este arco é o inicio da Rua Dom Diogo do Sousa, que liga o arco ao Largo do Paço e a Rua do Souto, a rua de comercio mais tradicional de Braga, até ao Largo Barão de São Martinho. Curiosamente, este arco nunca teve uma porta pois na altura da sua construção não havia guerra, e a cidade crescia para além dos muros. Daí o povo de Braga ser conhecido por aqueles que nunca fecham a porta, como se deixassem a porta de casa aberta para receber os seus visitantes.

 
Arco da Porta Nova

Rua Dom Diogo do Sousa

Fonte do Largo do Paço

Vista do Largo do Paço

Ao atravessar o Largo Barão de São Martinho, entramos na Praça da Republica onde podemos encontrar o posto de Turismo. Aqui estão localizadas as letras, onde pode tirar uma foto para mais tarde recordar, junto ao chafariz, em frente à igreja da Lapa, no topo da florida Avenida da Liberdade.

Largo Barão de São Martinho

Avenida da Liberdade

Como qualquer cidade romana, Braga está repleta de igrejas, e é provavelmente a cidade com mais igrejas em Portugal, sendo a principal a Sé de Braga, construída sobre as fundações de um templo romano dedicado a Isis, Deusa da Maternidade e Fertilidade, localizada na Rua Dom Paio Mendes.

Sé de Braga


Claustro da Sé

Braga à noite

Durante a noite os principais monumentos estão iluminados, e durante os dias de verão as ruas e largos podem ter alguma animação. No geral, o ambiente nocturno é o de uma cidade descontraída e tranquila.






Bom Jesus do Monte

Fora do centro da cidade não podem deixar de visitar o Bom Jesus do Monte ou Bom Jesus de Braga. Ali podem encontrar o famoso santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus. Este santuário é composto por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, o Parque do Bom Jesus e alguns hotéis ou retiros. Existe ainda um elevador para quem não queira, ou não possa, subir os mais de 500 degraus do escadório.

Ao subir o escadório podemos descobrir que está dividido em três partes: O Escadório do Pórtico, o Escadório dos Cinco Sentidos com seis fontes (onde podemos encontrar a fonte das 5 chagas, a fonte da Visão, a fonte da Audição, a fonte do Olfacto, a fonte do Paladar e a fonte do Tacto) e o Escadório das Virtudes com três fontes (onde podemos encontrar a fonte da Fé, a fonte da Esperança e a fonte da Caridade).








Onde comer

No centro histórico de Braga existem muitas pastelarias e restaurantes de cozinha tradicional a preços simpáticos. Podem apreciar "o melhor café" na "Brasileira", do mesmo fundador da "Brasileira" do Chiado e de outras "Brasileiras". Nós aproveitámos e fomos comer a melhor francesinha de Braga nos arredores da cidade.

Onde ficar

O melhor sitio para ficar é mesmo no centro da cidade. Estacionar o carro numa das ruas (atenção ao parquímetro) e caminhar pela cidade. Existem muitos hotéis, hostels e apartamentos onde pernoitar. Também pode optar por alojamentos fora do centro histórico, mas é uma experiência completamente diferente.

Mapa turístico



Boa viagem!!!

Sem comentários:

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...