quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A caminho de... Normandia com um pequeno desvio por Brugge 1º Dia

Road trip com amigos 1º Dia

[V] Ola amigos viajantes, aqui estamos nós para mais um post, com uma das melhores viagens que já fiz.

Todas as viagens transformam o viajante, mas algumas pela sua componente histórica/sentimental causam um impacto mais profundo, e esta viagem não foi excepção, principalmente porque a Normandia foi um dos principais palcos da  II Guerra Mundial, depois de ver o filme "Resgate do soldado Ryan" e de seguida pisar as praias onde tudo aconteceu, chega a dar um arrepio na espinha.

Visitamos alguns dos sítios mais belos e emblemáticos da Normandia, temos noção que nos escaparam muitos mais locais, mas o tempo era curto e por vezes as condições climatéricas não eram as melhores, esperamos que  as dicas vos sejam úteis para futuras viagens.

Muitos de vocês já devem estar a pensar que gastamos uma pequena fortuna, mas não foi nada disso, isto foi uma viagem "Low cost" toda ela planeada e com reservas feitas com cerca de 6 meses de antecedência.

No Total gastamos cerca de 712 € (a dividir por 4 pessoas) ou seja 178 € por pessoa.

Os bilhetes de avião ficaram por 170 € os quatro, ida e volta.

O primeiro hotel por 34 € cada quarto, o segundo hotel por 31,5 € cada quarto, o terceiro hotel por 90€ por um quarto com 4 camas, e o quarto hotel por 55,5€ cada quarto.

O carro para os dias todos custou 210€ e ficou mais caro porque não deixamos o carro no mesmo local, ou seja levantamos o carro em Ardenas e entregamos em Nantes.

A isto tudo apenas acresce o valor das refeições, bilhetes para museus e parquímetros.

O objectivo era simples (ou então não), ficar em hotéis relativamente baratos, comer rápido e visitar o maior numero de locais possíveis.

Todo o plano de viagem foi realizado por o nosso amigo Bruno, um verdadeiro expert em viagens, mas como em qualquer road trip, por vezes o roteiro alterasse à ultima da hora.

Comprada a viagem de avião na Easyjet, reservamos o carro na Europcar e escolhido o itinerário, reservamos logo os hotéis todos aqui, nada de muito caro, era só para dormir, demos preferência aos que ficavam na nossa rota e os que tinham melhores comentários.

Fomos no inicio de Março, descobrimos depois que é uma altura em que chove muito por aquelas bandas, mas quando a alma não é pequena, tudo vale a pena, e não seria uma chuvinha que nos ia demover.

Chegamos de manhã ao aeroporto de Ardenas, levantamos o carro e seguimos directos para Lille capital da Flandres Francesa, onde visitamos a Grand´ place, no centro da cidade e aproveitamos para almoçar.

Há uma grande variedade de restaurantes e cafés na Grand´ place, mas como o tempo não parava, optamos pelo pratico e barato.

Catedral de Lille

Como estávamos muito perto da Bélgica e nunca tínhamos ido a Brugge, resolvemos fazer esse desvio e não nos arrependemos.

Fomos direitos a Ypres, um município belga da província de Flandres percorrendo algumas estradas secundarias vimos algumas coisas engraçadas e aproveitamos para beber um café numa coffeshop.

A chuva não nos largava...

Mas em Ypres o nosso objectivo era visitar O Berço de Tyne, cemitério da Primeira Guerra Mundial.

Interior de um bunker
 Com a alma pesada derivado a áurea que se faz sentir no local, lá fomos nós direitos a Brugge.

Brugge é chamada de "Veneza do Norte", por causa dos inúmeros canais que a cercam e atravessam, mas também a ligam com outras cidades.

Nos canais podem realizar-se vários passeios de barcos, permitindo ver a cidade de outra perspectiva.

Brugge é uma cidade muito agradável de se visitar, os belgas tratam-na com alguma ironia, dizendo que Brugge é uma Disney Land para turistas, lá no fundo têm alguma razão, mas nós adoramos as ruas, os canais, as lojas, as pessoas simpáticas (até recebemos abraços de graça no meio da praça).
 Há algum romantismo espalhado pelas ruas, gostamos tanto que de certeza vamos voltar para conhecer melhor e com mais tempo.

Com o dia a terminar era altura de nos fazermos à estrada até ao hotel.

Ficamos no Good Night Hotel, era o nosso primeiro hotel, todos eles foram escolhidos com base na localização, preço e avaliação dos clientes, porque era somente para dormir.

A experiência neste hotel não foi muito boa, 34€ por quarto, os quartos estavam um pouco sujos e velhos, as casas de banho eram pequenos compartimentos iguais aos que se montam em auto-caravanas, não percebemos como é que tem uma avaliação de 7.1 no Booking.
 Tirando isso, deu para descansar e seguir viagem no dia seguinte.

O primeiro dia estava assim concluído e o post com o segundo dia já vem a caminho.

Obrigado Bruno e Márcia por partilharem algumas das fotos, obrigado a todos os que nos seguem e sejam felizes, vão viajar...

em destaque

[V] 28 de Outubro, 37 aninhos já cá cantam e qual a melhor prenda que eu poderia ter??? Viajar...  A minha mulher diz-me muitas vezes que ...